Olá! Após explorarmos como trabalhar (AQUI, AQUI e AQUI) com os repositórios do Proxmox, apresento a seguir um compilado de informações sobre os repositórios do VE 8.
INTRODUÇÃO
O Proxmox VE usa o APT como qualquer outro sistema baseado em Debian e verifica automaticamente se há atualizações de pacotes diariamente. O usuário root@pam é notificado por e-mail sobre as atualizações disponíveis, outra opção é verificar noChangelog para ver mais detalhes sobre uma atualização selecionada.
Repositórios no Proxmox VE 8
Os repositórios são uma coleção de pacotes de software, eles podem ser usados para instalar novos softwares, mas também são importantes para obter novas atualizações. Você precisa de repositórios Debian e Proxmox válidos para obter o mais recente atualizações de segurança, correções de bugs e novos recursos.
Os repositórios do APT são definidos no ficheiro /etc/apt/sources.list e nos ficheiros .list colocados em /etc/apt/sources.list.d/.
Gerenciamento de repositório
Desde o Proxmox VE 7, você pode verificar o estado do repositório na interface da web. O painel de resumo do nó mostra uma visão geral do status de alto nível, enquanto o painel Repositório separado mostra o status detalhado e a lista de todos os configurados Repositórios. Gerenciamento básico de repositório, por exemplo, ativar ou desativar um repositório, também é suportado.

Sources.list
Em um arquivo sources.list, cada linha define um repositório de pacotes. O repositório preferido a fonte deve vir primeiro. As linhas vazias são ignoradas. Um caractere # em qualquer lugar em um marca o restante dessa linha como um comentário. Os pacotes disponíveis de um repositório é adquirido executando apt-get update. As atualizações podem ser instaladas diretamente usando apt-get, ou através da GUI (Node → Updates)
Arquivo /etc/apt/sources.list:

O Proxmox VE fornece três repositórios de pacotes diferentes.
Repositório Corporativo Proxmox VE
Este é o repositório recomendado e está disponível para todas as assinaturas do Proxmox. Ele contém os pacotes mais estáveis e é adequado para uso em produção. O repositório pve-enterprise é habilitado por padrão:
/etc/apt/sources.list.d/pve-enterprise.list:

Observe que você precisa de uma chave de assinatura válida para acessar o repositório pve-enterprise. Oferecemos diferentes níveis de suporte, que você pode Encontre mais detalhes sobre em https://proxmox.com/en/proxmox-virtual-environment/pricing.
Você pode desabilitar esse repositório comentando a linha acima usando um #
(no início da linha). Isso evita mensagens de erro se o host não não ter uma chave de assinatura. Configure o repositório pve-no-subscription nesse caso.
Repositório sem assinatura do Proxmox VE
Como o nome sugere, você não precisa de uma chave de assinatura para acessar este repositório. Pode ser usado para testes e não é suado em produção. Não é recomendado usar isso em servidores de produção, pois estes os pacotes nem sempre são tão testados e validados.
Recomendamos configurar este repositório em /etc/apt/sources.list:

Repositório de testes Proxmox VE
Este repositório contém os pacotes mais recentes e é usado principalmente por desenvolvedores para testar novos recursos. Para configurá-lo, adicione a seguinte linha ao /etc/apt/sources.list: sources.list para pvetest:

Repositório Corporativo do Ceph Squid
Este repositório contém os pacotes corporativos Proxmox VE Ceph 19.2 Squid. Eles são adequado para produção. Use esse repositório se você executar o cliente do Ceph ou um cluster completo do Ceph no Proxmox VE.
Ficheiro /etc/apt/sources.list.d/ceph.list

Repositório sem assinatura do Ceph Squid
Este repositório do Ceph contém os pacotes Squid do Ceph 19.2 antes de serem movidos para o repositório corporativo e depois que eles estiverem no repositório de teste. É recomendável usar o repositório corporativo para produção.

Repositório de teste do Ceph Squid
Este repositório do Ceph contém os pacotes Squid do Ceph 19.2 antes de serem movidos para o repositório principal. Ele é usado para testar novas versões do Ceph no Proxmox VE.
Ficheiro /etc/apt/sources.list.d/ceph.list

Repositório Corporativo do Ceph Reef
Este repositório contém os pacotes corporativos Proxmox VE Ceph 18.2 Reef. Eles são adequado para produção. Use esse repositório se você executar o cliente do Ceph ou um cluster completo do Ceph no Proxmox VE.
Ficheiro /etc/apt/sources.list.d/ceph.list

Este repositório do Ceph contém os pacotes do Ceph 18.2 Reef antes de serem movidos para o repositório corporativo e depois que eles estiverem no repositório de teste. É recomendável usar o repositório corporativo para produção Máquinas.

Repositório de testes do Ceph Reef
Este repositório do Ceph contém os pacotes do Ceph 18.2 Reef antes de serem movidos para o repositório principal. Ele é usado para testar novas versões do Ceph no Proxmox VE.
Ficheiro /etc/apt/sources.list.d/ceph.list

Repositório Empresarial do Ceph Quincy
Este repositório contém os pacotes corporativos do Proxmox VE Ceph Quincy. Eles são adequado para produção. Use esse repositório se você executar o cliente do Ceph ou um cluster completo do Ceph no Proxmox VE.
Ficheiro /etc/apt/sources.list.d/ceph.list

Repositório sem assinatura do Ceph Quincy
Esse repositório do Ceph contém os pacotes do Ceph Quincy antes de serem movidos para o repositório corporativo e depois que eles estiverem no repositório de teste. É recomendável usar o repositório corporativo para produção Máquinas.

Repositório de teste do Ceph Quincy
Esse repositório do Ceph contém os pacotes do Ceph Quincy antes de serem movidos para o repositório principal. Ele é usado para testar novas versões do Ceph no Proxmox VE.
Ficheiro /etc/apt/sources.list.d/ceph.list

Repositórios mais antigos do Ceph
O Proxmox VE 8 não suporta Ceph Pacific, Ceph Octopus ou até mesmo versões mais antigas para configurações hiperconvergentes. Para essas versões, você precisa primeiro atualizar o Ceph para um versão mais recente antes de atualizar para o Proxmox VE 8.
Consulte o respectivo guia de atualização para obter detalhes.
Repositório de firmware Debian
A partir do Debian Bookworm (Proxmox VE 8), o firmware não-livre (como definido pelo DFSG) foi movido para o recém-criado componente de repositório Debian non-free-firmware.
Habilite este repositório se quiser configurar as atualizações antecipadas de microcódigo do sistema operacional ou precisar de arquivos de firmware de tempo de execução adicionais que ainda não tenham Incluído no pacote pré-instalado pve-firmware.
Para poder instalar pacotes a partir deste componente, execute o editor /etc/apt/sources.list, anexe non-free-firmware ao final de cada linha de repositório .debian.org e execute apt update.
SecureApt
Os arquivos de versão nos repositórios são assinados com o GnuPG. O APT está usando essas assinaturas para verificar se todos os pacotes são de uma fonte confiável.
Se você instalar o Proxmox VE a partir de uma imagem ISO oficial, a chave para verificação é já instalado.
Se você instalar o Proxmox VE em cima do Debian, faça o download e instale a chave com os seguintes comandos:

Verifique a soma de verificação posteriormente com a ferramenta da CLI sha512sum:

ou a ferramenta CLI md5sum:

CONCLUSÃO
Este é um guia completo sobre como trabalhar com os repositórios do Proxmox VE 8.
O wiki completo, com informações sobre outras versões do Proxmox, pode ser encontrado aqui.
PENSAMENTO DO DIA
“Não importa que você vá devagar, contanto que você não pare.”
