VMware vRealize Automation 8.x: Uma Transformação Completa para Maior Criatividade e Flexibilidade!
O VMware vRealize Automation 8.x é um produto totalmente remodelado, abrindo as portas para diversas possibilidades inovadoras. Seu formato de uso YAML para criação de VMs possibilita explorar a criatividade individual, permitindo a adaptação da configuração conforme o cenário proposto, utilizando as diversas técnicas oferecidas pelo orchestrator.
Quando se trata de fornecer opções de escolha de rede, as configurações do cloud template podem ser definidas de maneira fixa, o que é ótimo. Mas e se precisarmos listar todos os portgroups do ambiente? E se quisermos atribuir automaticamente uma TAG que faça referência a uma rede específica? Por que isso seria necessário? Imagine precisar trocar o portgroup de uma VM E NÃO PRECISAR ficar editando o seu cloud template. Hoje, exploraremos mais a fundo esse fascinante tópico!
Criando actions
Desenvolvendo uma Ação em Java no Orchestrator para Listar Tags Associadas a um Port Group.


Desenvolvendo uma Action em Java no Orchestrator para Listar Todos os Port Groups de um Ambiente.


Criando projeto
Agora, é necessário adaptar o template YAML para realizar a chamada das actions que foram criadas nas etapas anteriores. Eu criei o template utilizando a action diretamente no código, mas existe uma alternativa usando formulários, que você pode conferir nos dois links de referência que estão no final do tutorial utilizados para criar o post que está sendo lido agora.


Testando o projeto
Se tudo estiver sido preparado corretamente, você poderá solicitar o template e visualizar o campo ‘Selecione uma tag correspondente a um portgroup’, o qual lista as tags especificadas nas propriedades personalizadas do projeto. Observará que automaticamente o campo ‘Portgroup selecionado automaticamente’ é preenchido de forma automática.

Network_Profile
Chegamos ao final, e você deve estar se perguntando o que difere este exemplo dos outros cenários? O primeiro benefício disso é que não será mais necessário modificar o arquivo de modelo de nuvem toda vez que um novo portgroup for definido; para mim, foi a maior vantagem que percebi! No momento, tudo que preciso é apenas definir uma nova tag para um portgroup recém-criado no ARIA em Network Profile, e o modelo de nuvem reconhecerá automaticamente a nova rede, assim como o deployment, caso seja necessário realizar uma atualização no ambiente, o que iremos fazer na próxima etapa.

Update do projeto para usar um novo pORT GROUP
Partindo para o deployment, observamos que o nome do recurso da rede está configurado com o portgroup escolhido no primeiro deploy. Selecione ‘AÇÕES’ e, em seguida, ‘Atualizar’.

Tag antiga – Rede antiga

Tag nova – Rede nova. Clique em Next e depois em submit.


O que irá acontecer após você realizar esta alteração? Sua VM será reiniciada duas vezes! Isso mesmo, duas vezes! É um procedimento do ARIA necessário para atualizar as informações do deployment. Portanto, tenha cuidado ao realizar essa configuração em ambientes de produção
Depois do update!

Conclusão!
O grande diferencial do novo VMware Automation é sua versatilidade, conseguindo se adaptar ao mundo DevOps de maneira simplista e inovadora. A VMware está constantemente atualizando o produto, e a comunidade é bastante ativa. Para chegar a esse cenário, duas abordagens foram analisadas, que você pode conferir aqui e aqui. Vale a pena a leitura, e com certeza, novas ideias podem surgir 🙂
Todos os códigos criados das actions você encontra no meu GitHub.
“Não te preocupes em chegar, mas sim em avançar. Ir avançando é estar chegando.”
