Olá, tudo bem?
Algumas vezes no ano de 2018 fui solicitado expandir discos de VMs que usam o formato Eager Zeroed. Na internet, principalmente no KB da VMware você encontra apenas em uma única linha de comando , a demonstração como se faz. A questão é: Você entende os cenários que levam a duas VMs usarem este tipo de formato de disco compartilhado entre elas?
Vamos entender os cenários possíveis para a utilização do formato do disco Eager Zeroed antes de partirmos para a linha de comando =/
Cenários possíveis:
- Utilizando com Fault Tolerance até a versão 6.0;
- Utilizar VMs com Microsoft Cluster Service;
- Compartilhar um disco para mais de uma VM;
Outro fato importante, é entender como trabalhar com os formatos de disco, para isso, legal você ficar por dentro dos tipos de disco no mundo VMware.
Tipos de discos:
Thick Provision Lazy Zeroed:
- Cria um disco virtual em um formato thick padrão. O espaço necessário para o disco virtual é alocado quando o disco virtual é criado. Os dados restantes no dispositivo físico são zerados sob demanda mais tarde na primeira gravação da máquina virtual.
Thick Provision Eager Zeroed:
- Utilizado por VMs que com Fault Tolerance do VMware, ou com a funcionalidade do Microsoft Failover Cluster.
Thin Provision:
- Use este formato para economizar espaço de armazenamento. O disco começa pequeno e, a princípio, usa apenas o espaço de armazenamento de dados que o disco precisa para suas operações iniciais. No entanto, pode comprometer as VMs que estiverem no mesmo datastore.
Raw Device Mapping:
Acesse o meu post “Adicionando um disco Raw Device Mapping em uma VM” para saber mais.
Expandindo um disco Eager Zeroed
No momento em que escrevo este post, não tenho informação se já é possível expandir online um disco eager compartilhado sem que seja necessário desligar as VMs envolvidas. Portanto, deve-se seguir os requisitos antes de proceder com a execução do comando.
REQUERIMENTOS
- Remova os discos das VMs antes de iniciar o procedimento.
- Depois de estender o disco por linha de comando, adicione os discos de volta as VMs.
CONCLUSÃO
Para cenários que exigem VMs compartilhando discos, como o Microsoft Failover Cluster, o mais comum. Que não seja possível usar discos RDMs ou não seja necessário por algum motivo, recomenda-se utilizar discos no formato eager zeroed. Velho ditado popular. “Quem tem duas, tem uma”
*************************************************************************************
“Ele não sabia que era impossível. Foi lá e fez.”