Se você caro leitor acompanha o blog e instalou o vCenter 6.0 para Windows como fizemos em outro post, vamos agora fazer o upgrade desta estrutura para o ambiente 6.5 ainda for Windows.
Se você não acompanha o blog deixo aqui o objetivo deste post e dos demais. Todo o ambiente do vSphere está sendo montando usando a estrutura do vCenter 6.0 junto com seus componentes. A ideia é realizar o upgrade do vCenter 6.0 para o vCenter 6.5 e depois para o VCSA 6.7 e por fim executar uma migração do 6.7 for Windows para VCSA 6.7 em duas etapas, para mais detalhes acompanhe o blog 🙂
Informações importantes
Se você ainda não viu a primeira etapa: Etapa 1: Upgrade vCenter (6.0) Parte 1 – Atualizando para PSC 6.5 externo for Windows
Antes de começar acesse os links abaixo para verificar a compatibilidade dos produtos envolvidos:
VMware Product Interoperability Matrices
Na versão que eu estou usando não possuo o update manager, iremos apenas atualizar a instância do vCenter 6.0 para 6.5.
Roteiro do upgrade
Colete as informações abaixo antes de iniciar o upgrade do vCenter Server 6.0
- vCenter Server FQDN or IP
- FQDN ou endereço IP do servidor DNS do seu ambiente
- Nome e senha do seu vSphere SSO Administrator (ex; Administrator@vsphere.local / senha)
Prepare o seguinte:
- Prepare a backup do seu vCenter Server
- Assegure-se que seu Widows esteja atualizado
- Assegure-se que a hora nos servidores envolvidos estejam alinhados
- Assegure-se de obter todas as instruções no documento vSphere Upgrade – VMware vSphere 6.5
Verificando a versão do vCenter 6.0 atual
Na console adicionar ou remover programas do Windows.
No vSphere web client.
Realizando o upgrade do vcenter
Agora que já sabemos a versão que temos atual e que vimos no guia da compatibilidade, Insira a mídia de instalação do vCenter 6.5 compatível em seu Windows Server onde obviamente contem a instância do seu vCenter atual 6.0.
Insira a senha do administrator do domínio vsphere.local e em seguida a senha da conta de serviço de domínio se você estiver usando uma.
Aguarde a validação.
Verifique as portas de rede.
Mantenha o padrão de instalação.
Resumo do upgrade. Marque a caixa I Verify…Machine.
Acompanhando o upgrade.
Nesta primeira fase serão exportados todos os dados do seu vCenter 6.0.
ATENÇÃO!
Na terceira parte, teremos uma surpresa! O vCenter atual é removido, é….isso mesmo removido! Então é bom ter o backup em algum lugar da solução inteira guardada antes do início do upgrade.
Depois que o vCENTER 6.0 foi removido, a etapa 4 começa a instalação do produto novo, em nosso caso o vCenter 6.5 e a importação de todo o conteúdo do vCenter 6.0 que foi exportado anteriormente.
Ufa!! =[ Foi tenso, depois de acompanhar todo o processo podemos abrir uma champanhe 🙂 Vamos agora verificar o que mudou.
Vamos acessar o vCENTER web CLIENT. Como você pode perceber, agora temos duas opções de acesso, a usando o flash e a outra o HTLM5 com funcionalidades parciais.
Interface conhecida em Flash. Note que na barra superior existe uma mensagem informando que você pode usar a opção em HTML 5.
Interface nova com HTML5.
Abaixo a versão instalada.
Versão no adicionar ou remover programas do Windows
Curiosidade
Os serviços do vCenter sumiram ???
O vCenter Server 6.5 traz algumas novidades e uma delas é que a maioria dos serviços não se registram mais no Gerenciador de Serviço do Windows. O que isso quer dizer?
Se você instalar ou atualizar para um Windows vCenter Server 6.5, verá apenas alguns serviços ao iniciar o services.msc. Não é necessário entrar em pânico ou pensar que a instalação não foi bem-sucedida. Isso se deve ao VMware Service Lifecycle Manager, que controla a ordem e as dependências de inicialização.
Veja o comparativo da quantidade de serviços entres as versões 6.0 e 6.5 na imagem abaixo.
Outra curiosidade desde a verão 6.0 na verdade, é o método de parar, iniciar ou reiniciar um serviço do vCenter, usando os comandos a seguir:
"%VMWARE_CIS_HOME%"\bin\service-control --stop --all "%VMWARE_CIS_HOME%"\bin\service-control --start --all
Maiores detalhes no KB da VMware.
CONCLUSÃO
Acabamos de realizar um upgrade inplace no vCenter de “produção” sem interromper a funcionalidade de host ou VMs. Apenas o vCenter fica indisponível durante o upgrade devido a remoção da versão anterior do ambiente. Para que tudo saia como o planejado é muito importante que todos os requisitos sejam devidamente documentados antes de iniciar o upgrade, com todos eles em ordem o procedimento pode ter certeza que será um sucesso!!
Finalizamos mais um artigo técnico, aguardem mais post meninos e menias.
Fiquem com Deus.
Um comentário em “Upgrade vCenter (6.0) Parte 2 – Atualizando para vCenter 6.5 for Windows”